Liga Gaúcha de Trail lança Campeonato Gaúcho de Trail Running

21/02/2019 TRAIL RUNNING

Por: Wanderson Nascimento

O dia 20 de fevereiro de 2019 marca mais um importante capítulo para o trail running brasileiro. Com a homologação da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul – FAERGS, afiliada da Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt, e com a liderança da Câmara Técnica de Corrida do CREF2/RS, foi lançado o Campeonato Gaúcho de Trail Running.  

Idealizado a partir da união de organizadores de provas trail running no Estado, com ampla participação de atletas, técnicos e pessoas ligadas ao esporte, o campeonato passa a ser a competição oficial do estado, que será disputada em seis etapas, com diferentes percursos e distâncias.  

De acordo com um dos idealizadores do projeto, Émerson Ramos Corrales, que representou a Raiz Trail, juntamente com a Audax Trail Tour e as FACCAT Trail Run, para formatar o regulamento, o campeonato começou a ser planejado desde o ano passado, quando a Câmara Técnica do CREF/2 RS vem realizando reuniões para organizar o esporte no Rio Grande do Sul e, por meio da união da grande maioria dos organizadores de eventos trail do estado criou-se a Liga Gaúcha de Trailrunning. Esses entes, ainda incentivados por assessorias e grupos de corridas, decidiram estreitar os laços com a FAERGS, único órgão que tem propriedade para chancelar um campeonato da modalidade no estado.  

Dessa forma, da iniciativa Liga Gaúcha de Trailrunning e dos seguintes organizadores de eventos de trail: Audax Eventos Esportivos, Corrida de Sexta Eventos Esportivos, Faculdades Integradas de Taquara, J Machado Eventos Esportivos , Raiz Trail Promotora e Produtora de Eventos Esportivos, e TH2 Gramado Eventos, com o apoio do CREF/2 RS e autorizado pela FAERGS, foi lançado o 1º Campeonato Gaúcho de Trailrunning.  

"As provas possuirão o PERMIT da FAERGS e terão a validação da International Trail Running Association (ITRA) em todos os percursos do campeonato. As provas serão disputadas de forma individual, em que o objetivo é concluir o(s) trajeto(s) no menor tempo possível e dentro do limite máximo estipulado por cada etapa. As provas possuem características de autossuficiência ou semi-suficiência para os atletas, de acordo com o regulamento específico de cada etapa", declara.  

Émerson vê a iniciativa como promissora para o futuro da modalidade, podendo ser o embrião e o ponto de partida para diversos outros campeonatos estaduais. "Sabemos que o pessoal do nordeste também está em franca organização para isso.  E  quem sabe se possuirmos campeonatos estaduais reconhecidos por suas federações, possamos em um futuro ter o campeonato brasileiro de trailrunning. Entendemos que a divulgação e realização do campeonato tem potencial para atrair público de todos os esportes e todas as idades, fazendo  com que o trailrunning seja conhecido, se consolide, cresça e assuma papel de protagonista no universo dos esportes outdoor no país", destaca.
 

Ele reafirma também a importância da organização e regulamentação para se criar um campeonato desse tipo. "O surgimento de novos circuitos e a entrada de novos organizadores ainda carecem de certa regulação pelos órgãos gestores do esporte no país, para que exista uma convivência harmoniosa entre organizadores, assessorias, grupos e atletas, mas cremos que o trail running nacional caminha nesse sentido. Da nossa parte, ao solicitar a autorização da FAERGS para a realização do CGTR, antes de qualquer objetivo, buscamos focar nossos esforços em apresentar, para o público que busca se desafiar em provas de trail running, um produto regular e chancelado pelos órgãos responsáveis pela gestão no nosso estado e no país", conclui.  

O 1º CAMPEONATO GAÚCHO DE TRAIL RUNNING será dividido nas seguintes categorias, para ambos os sexos:
Curto: Até 9km
Médio: Entre 10km e 20km
Longo: Entre 21km e 42km
Ultra: Acima de 43km  

Confira as informações de cada etapa:  



Para mais informações e consulta do regulamento, acesse o site oficial do evento: cgtrail2019.wordpress.com

VEJA MAIS FOTOS: