Patagônia Run 10 anos - uma grande festa do Trail Running

18/04/2019 TRAIL RUNNING

Por: Valmir Lana Jr.

Os dez anos da Patagônia Run foi uma grande festa em todos os sentidos, houve um pouco de tudo e a organização deu um verdadeiro show em todos os quesitos.

Informação e recepção dos atletas: O site da Patagônia Run é bem simples e sugestivo, com informações claras e diretas, não dá muito margem a navegação boba, o menu funciona bem e te direciona para a informação que precisa rapidamente.

Disponibilizam detalhadamente todos os percursos, como pontos de corte, ganho de elevação entre os PAS, o que haverá de comida e bebidas, cronograma do evento bem elaborado e direcionamento de todas as etapas para credenciamento e para pegar seu kit de prova. Tudo muito claro e objetivo.

Disponibilizaram um aplicativo online que fazia seu passo-a-passo para retirada do kit e te guiava com mapa de onde ir no próximo passo até a recolhida de seu drop bag após as provas, realmente foi muito funcional, única ressalva fica para o acompanhamento online de atletas, que, segundo depoimentos, não foi muito atualizado. Mas ajudou muito durante todo o evento.

Durante todo o evento os atletas tiveram uma recepção digna de diretoria, todos staffs com sorrisos e atenciosos o tempo todo, muitas fotos, brindes e nos sentíamos realmente bem recepcionados, sem longas e demoradas filas, por mais que se formassem filas, sempre andavam bem e não se perdia tempo em nenhum momento, respeito total com o atleta.

Fizeram uma grande festa na praça com apresentação de performistas dançarinos, a entrega dos kits dos atletas de elite das 100 milhas foi feita na praça com muita festa, para quem acompanhou pelas redes sociais, pode ter parecido que eles fizeram festa somente para a estrela "Pau Capell", mas quem estava lá pode ver que todos tiveram tratamento especial e isso fez com que todos ficassem satisfeitos.

Percurso, marcações: Participamos das 100 milhas e podemos perceber o quão eficientes foram durante todo o trajeto, fitas brancas com a logo da prova nos mostravam o caminho certo o tempo todo, fitas amarelas era sinal de caminho errado e impedia que passássemos direto em uma bifurcação. Também foram utilizadas placas indicativas de sentido a seguir e não seguir, o que facilitava e evitava qualquer tipo de informação errada por conta de staffs.

O percurso conseguiu fazer uma ótima mescla entre "travado e técnico" com rolado, tanto em single track quanto em estradas, quase totalmente sem asfalto. Acreditamos que a "dureza" de uma prova está muito mais no percurso, ganho de elevação e clima do que na autossuficiência em si, pelo menos este é o perfil da Patagônia Run, um evento que preza pela performance e te dá todas as condições para se preocupar somente com uma coisa, sua corrida, seja veloz ou não, você poderá se concentrar na sua corrida e ainda aproveitar alguns dos cenários mais belos do globo terrestre.

Notamos que mesmo durante os primeiros quilômetros já haviam marcações com refletivos, caso alguém passasse de noite, com sua lanterna ele conseguiria ver o caminho sem problemas, por falar em marcação noturna, mesmo com a lanterna "meia-boca" você conseguia seguir tranquilamente o caminho sem problema algum. Tudo isso garantiu com que pudéssemos nos preocupar somente com o percurso em si, olhar a paisagem e o céu noturno que estava fazendo um espetáculo à parte.

Segurança e PAS: Durante as 100 milhas encontrávamos todo o tempo pessoas com suas fogueiras e barracas em locais estratégicos da prova, isso nos passava bastante segurança, pois a noite fria e com ventos muito fortes foram um desafio bem grande para muitos atletas e ver estas pessoas ao longo do caminho nos tranquilizava bastante, qualquer coisa que não saísse do controle, sabíamos que em breve teria alguém para ajudar.

Os PAS eram bem fartos com todo tipo de alimentação possível, até mesmo alimentos sem glutém e para vegetarianos e veganos, tivemos empanadas, sopas, café, coca-cola, água, doces, frutas, salgados, batata chips, enfim, muita variedade e que atendia a todos os tipos de pessoas. Todos os staffs eram solícitos e capacitados a nos ajudar, recarregavam nossas mochilas e garrafinhas, nos traziam comida e bebida, inclusive o número de staffs é impressionante, muita gente trabalhando para que todos fossem bem acolhidos. A pequena distância entre os PAS era um fator que nos passava muita tranquilidade também, podíamos correr mais leves e comer menos durante as paradas. Nota dez neste ponto.

Premiação: a premiação foi realizada num ginásio bem grande e com muitos lugares para as pessoas se sentarem, foi uma outra grande festa, fizeram as premiações sem muita delonga, foram bem objetivos e sem discursos de encerramentos. Houve premiação em dinheiro para os 5 primeiros das 100 milhas, tanto para o masculino quanto para o feminino.

Imprensa: Uma das marcas deste evento foi o número de pessoas trabalhando para imprensa de todos os cantos do mundo, quando conversamos com o organizador, Mariano, ele nos disse que não adianta trazer os melhores do mundo se não levarem esta informação a todos os cantos, então se ele traz o Pau Capell, ele tem que trazer a imprensa europeia para que os Europeus saibam que Pau está na Argentina competindo um evento do Circuito Mundial e assim com todas as outras imprensas do mundo, a ideia era disseminar a informação por todos os cantos do mundo e fazer com que a Patagônia Run seja conhecida mundialmente. A certeza é que hoje o mundo conheceu um grande evento que já era referência no Sul da América.

Em suma: Um evento muito bem pensado, planejado e realizado, que tem o atleta como personagem principal e tudo gira em torno de sua satisfação, um verdadeiro show de organização e planejamento estratégico, resultado de 10 anos de excelência em realização de eventos. 

Se você quer uma prova que vai te oferecer uma grande experiência com todos os ingredientes já coloque no seu calendário a Patagônia Run 2020, pois promete ser mais um grande evento aqui tão perto da gente, digna de ser prova foco do semestre ou até mesmo do ano.

Estaremos lá para acompanhar novamente esta grande festa do Trail Running mundial, que se mostrou uma grande organização de eventos e não somente de uma prova Trail Running.

VEJA MAIS FOTOS: