Trail Marathon Rio de Janeiro

11/06/2019 TRAIL RUNNING

Distâncias: 12km, 27km, e 42km 

Local de retirada de kit: houve retirada no Rio de Janeiro na loja da Decatlhon. 

Arena: Montada ao lado do Jardim Botânico, com estrutura de banheiro químico para os participantes, divisões entre público e atletas, área exclusiva para pós prova com alimentação a vontade, hidratação, fisioterapia com massagens e banheira com gelo. 

Informações: O site da prova é bem intuitivo, nos dá todas informações necessárias, mesmo se você acesse de seu smart phone, não terá problemas. A comunicação com o atleta por email é eficiente, nos enviam todos os processos para retirada de kit, informações sobre percurso e horários de prova.
houve uma ampla divulgação através de redes sociais de todo o processo e etapas do pré e pós prova, inclusive o amparo às mídias presentes foi muito bom, tivemos acesso às informações e aos atletas.

Congresso Técnico: O congresso começou com uma aula de uma funcionária da ICMBio, onde ela apresentou todo o parque e todo o trabalho que realizam lá, foi muito interessante e engrandeceu muito o congresso.

Em seguida, o diretor técnico da prova, Manuel Lago, explanou sobre cada um dos percursos e tirou dúvidas de todos os atletas presentes, em suma, o congresso foi enriquecedor, rápido e satisfatório em tudo. 

Provas: Percursos variados com presença de muita trilha e asfalto que interligavam as trilhas. Não podemos esquecer que a prova se passa dentro da Cidade do Rio de Janeiro, então seria praticamente impossível não pegar algum asfalto, com mais um grande detalhe, o Parque da Tijuca não pode ser totalmente explorado, então várias trilhas tiveram sua passagem proibida, mas esperamos que as próximas edições o Parque libere mais e mais trilhas. 
Premiação: O padrão brasileiro foi seguido na Trail Marathon Rio de Janeiro, com troféu para os 5 primeiros gerais e para os 3 primeiros de cada faixa etária. 

Entretenimento: Um ponto que pode melhorar nos próximos anos, como houveram provas curtas e longas, muita gente teria que esperar até o horário marcado para premiação, para quem mora no Rio é mais fácil, pois pode ir em casa e voltar a tempo da premiação, mas tem gente que teve que ficar até 15h (horário marcado para premiar). Sugerimos uma banda para animar o ambiente pós prova. 

Marcação: A estava bem feita, não teve problemas e tudo transcorreu certo, entretanto as fitas estavam muito espaçadas umas das outras, o que causou insegurança em vários atletas que não eram do Rio ou que não conheciam bem as trilhas.
Creio que o atleta tenha que correr sem se preocupar se está no caminho certo e a marcação precisa ser feita com no máximo 500m de distância uma da outra e essa informação tem que ser difundida no congresso, (caso não veja a marcação por mais de 500m, volte, você está errado).
Mas repito, a marcação foi muito boa, não tivemos relatos de atletas perdidos por culpa de marcação mal feita, somente fica nosso alerta para isto.

Resumo da prova: 
Participamos dos 42km (principal distância), a prova se desenvolveu bem, com rigor nos horários de largada e premiação, trilhas bem marcadas, com a ressalva do ponto dito acima, uma ótima relação "Trilha/asfalto" o que fez a prova ser travada e rolada em vários pontos e isso garante diversão para todos.
O cenário não poderia ser melhor, correr com o Cristo Redentor, o Pão de Açucar e Pedra Bonita ao fundo é algo de se inspirar e agradecer por aquele momento.
 
Tivemos bom número de atletas de elite e com grande nome no cenário nacional. Em suma tivemos um evento com as 3 bases bem feitas, organização exemplar, percursos variados e com muita diversão e competitividade. 

A Trail Marathon Rio de Janeiro é um evento que veio para ficar, conseguiu o que muitos não conseguiram que é realizar um evento na Floresta da Tijuca e com todas as licenças.

Temos que valorizar muito toda equipe que fez o evento acontecer, staffs voluntários, amigos apaixonados pelo trail e uma vontade muito grande de fazer o Trail Nacional crescer.

Parabéns a todos os envolvidos.

VEJA MAIS FOTOS: