Cumes da Mantiqueira

14/05/2020 TRAIL RUNNING

Por: Fabrício Cavalcante Frauzino e Thomaz Tassinari

Itamonte (Minas Gerais, Brasil) e seu entorno é lugar perfeito para os amantes do ecoturismo, das trilhas e montanhas.

O município está próximo de seis dos onze maiores cumes do Brasil, destacando o lendário Pico das Agulhas Negras, com 2.791,5 metros de altitude, o quinto cume do Brasil justo na divisa do Estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, encravado na Parte Alta do Parque Nacional de Itatiaia que tem 60% da sua área localizada no município de Itamonte.

Dentro desse mesmo Parque estão outros míticos cumes como o Morro do Couto, com 2.680 metros, no Rio de Janeiro, o oitavo do Brasil; a Pedra do Sino de Itatiaia, com 2.670 metros, em Minas Gerais, nono cume do país; e a Pedra do Altar, com 2.665 metros, localizado no Rio de Janeiro, sendo o décimo primeiro cume brasileiro.

Uma das trilhas mais desejadas pelos amantes da montanha é a “Travessia da Serra Fina”, sendo que parte dela transcorre por dentro da RPPN Alto-Montana em Itamonte. É uma travessia técnica com um dos maiores desníveis do Brasil, que impõe ao montanhista várias dificuldades, desde a obtenção de água até a navegação.

O PROJETO 6 CUMES DA MANTIQUEIRA realizado no dia 01 de abril de 2018, também intitulado SIX, teve como objetivo divulgar o Instituto Alto-Montana da Serra Fina, como uma referência no ecoturismo e turismo de aventura no Circuito Terras Altas da Mantiqueira. O Projeto foi realizado mediante expedição idealizada pelos amigos Thomaz Tassinari, Engenheiro Agrícola de Lavras (MG) e por Fabrício Cavalcante Frauzino, Médico do Esporte de Palmas (TO) partindo de um sonho de infância de Fabrício, que era conhecer o Pico das Agulhas Negras.

A expedição também foi composta por Alberto Guimarães de Resende (RJ), Guia de Montanha e Condutor cadastrado no Parque Nacional de Itatiaia; Germano Viegas, Documentarista de Resende (RJ); Charles Llosa, Documentarista de Passa-Quatro (MG); Cláudio Eduardo Gargiulo, de Belo Horizonte (MG), proprietário da G7 Comunicação Multimídia e idealizador do Projeto Ecoturistando; Paulo Pêgas, Gestor da RPPN Alto-Montana / Instituto Alto-Montana da Serra Fina; e por Tani Oreggia, de São Paulo (SP), Gestor da empresa de materiais esportivos kailash®️ e eventos KTR®️.

Para esta expedição, foi gentilmente criado pela equipe da G7 Comunicação Multimídia o nome SIX, que batizou nosso projeto, além de logomarca do mesmo. O nome foi pensado devido à ideia de realizarmos seis dos onze maiores picos do Brasil em menos de 48 horas, tendo como acampamento-base a própria RPPN do Instituto Alto-Montana da Serra Fina.

Faça o download gratuitamente AQUI.

VEJA MAIS FOTOS: